terça-feira, 23 de junho de 2009

Segunda semana...

Boa noite,
Confesso que na segunda-feira tive que tirar um pouco o pé. Cheguei bem animado para fazer minha caminha e arriscar uma corrida, mas me senti bastante fora de ritmo. Principalmente por que comecei na primeira volta uma caminha de passada bem rápida, nada confortável e que me deixou com a uma queimação na canela.
Pesquisando o assunto descobri que isso é normal pois este área tem uma musculatura difícil de ser trabalhada no dia a dia, mas que é bem exigida em caminhadas rápidas e corridas.
Voltando... tirei o pé e caminhei de forma mais branda e arrisquei correr, mas logo parei pois parecia que o ritmo de minha respiração não casava com a corrida. Isso me causou um pouco de perda de fôlego e cansasso.
Foi um dia bem morno, não tive evolução nenhuma à última semana, porém consegui fazer exercício por uma hora e manter uma rotina de treino.
Terça foi um dia mais consciente, pesquisei a melhor maneira de respirar e como conciliar com os movimentos. Comecei mais leve e depois de aquecer dei uma acelerada e até corri quase uma volta inteira.
Peguei a quarta feira para descanço, lendo em alguns sites especializados, recomenda-se pelo menos uma dia de descanço para cada dois dias de treino, alguns até falam de fazer um dia sim e não.
Quinta feira senti a grande diferença, depois que aquecido (duas voltas andando rápido) mudei a estratégia e fiz uma corrida "trote". Percebi que estava correndo muito rápido para quem esta começando e observando os outros "corredores" no parque pude constatar que eles não desparam, mas sim trotam e dentro deste movimento aceleram e diminuem. É obvio que há alguns atletas que começam e terminam correndo... e ficam conversando! Não sei como aguentam.
Voltando a minha realidade. Neste movimento de trote consegui, finalmente, dar uma volta inteira no parque! Com isso diminui por volta de dois minutos do que geralmente faço andando (de 10 minutos para 8 minutos). Pouco? Deve ser... mas eu fiquei me sentindo um corredor de primeira. No total, acabei fazendo duas voltas em trote no parque. Meu plano foi:
Duas voltas caminhando (aquecimento);
Uma volta em trote;
Duas voltas caminhando;
Uma volta em trote;
Ultima volta caminhando (para completar uma hora de treino).
na Sexta feira eu estava me achando, mas a garoa, que logo começou apertar, quase me fez parar. Porém no final de minha segunda volta ela parou e comecei a correr. O frio afastou outros corredores e a praça mais vazia me deixou mais concentrado. Na minha volta "trote" foi sem grande esforço, não sei se foi o frio que me fez suar menos, mas não me senti tão cansado. Fiz mais duas voltas caminhando e logo comecei a trotar sem grande esforço e até tentei dar mais meia volta. Porém comecei sentir as pernas cansadas. Baixei o ritmo e finalizei minha uma hora todo contente!
Resolvi deixar o final de semana para descansar, ja que falam que treinar 4 dias é uma rotima muito boa, mas de qualquer maneira meu trabalho me atolou todo final de semana e mal consegui dormir!
Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário